Professora Mary Lins
5 dicas para uma aula melhor
1 - Incite, não informe
Uma boa aula não termina em silencio ou com os alunos olhando para o relogio. Ela termina com ação concreta. Antes de preparar cada aula, pergunte-se:, o que voce quer que seus alunos aprendam e façam e como você os convence disso?
Olhe em volta, descubra o que pessoas nas mais diferentes profissões, fazem para conseguir a atenção dos outros. Por exemplo, ao fazer um resumo de uma materia, não coloque um titulo; imagine-se um reporter e coloque uma manchete. Como aquela materia seria colocada em um jornal ou revista? Use o espirito das manchetes, não seja literal, nem tente ser um professor do tipo:
Folha: Numeros Primos encontrados no congresso. 68% dos outros algarismos são contra
IstoE: Denuncia: A conta secreta de Mauricio de Nassau.
Fernando Henrique poderia estar envolvido, se ja fosse nascido.
Zero Hora: O Mar Morto não fica no Rio Grande do Sul. Apesar disso, você precisa conhece-lo.
Caras: Ferro diz que relacionamento com oxigênio está corroido: ? Gas Nobre coisa nenhuma?.
2 - Conheca o ambiente
Você nunca vai conseguir a atenção de uma sala sem a conhecer. Onde moram os alunos e como eles vivem - quem vem de um bairro humilde de periferia não tem nada a ver com um morador de condominio fechado, apesar de, geograficamente, serem vizinhos. Quais informações eles tiveram em classes anteriores, quais seus interesses. Mesmo nas primeiras séries, cada pessoa tem suas preferências e o grupo assume determinada personalidade.
3 -No final das contas (e no começo também)
As partes mais importantes de uma aula são os primeiros 30 e os ultimos 15 segundos. Todo o resto, infelizmente, pode ser esquecido se você cometer um erro nesses momentos.
Os primeiros 30 segundos (principalmente das primeiras aulas do ano ou semestre) o um festival de conceituaçao e de calculo dos discentes. Mesmo inconscientemente, eles respondem as seguintes questões:
- Quem é esse professor? Qual seu estilo?
- O que posso esperar dessa aula hoje e durante todo o ano?
- Quanto da minha atenção eu vou dedicar?
E isso, muitas vezes, sem que você tenha aberto a boca.
4 -Simplifique
Você certamente ja presenciou esse fenomeno em algumas palestras: elas acabam meia hora antes do final. Ou seja, o apresentador fala o que tinha que falar e passa o resto do tempo enrolando. Ou então, pior, gasta metade da apresentação com piadas, truques de magica, historias pessoais que levam as lagrimas, compre meu livro? e aparentados, e o assunto, em si, e so apresentado no final.
Por isso, uma das regras de ouro de uma boa aula é simplifique, tanto na linguagem como na escrita. Caso real: reunião de condominio na praia, uma senhora reclamava que sua TV não funcionava direito. Explicaram-lhe que era necessario sintonizar em UHF. Ela então perguntou para que a diferença entre UHF e VHF. Um vizinho prestativo passou a discorrer sobre diferenças na recepção, como uma transmissão poderia interferir na outra, nas caracteristicas geograficas... Ela continuava com aquela cara de quem não entendia nada. Até que um garoto resumiu a questão em cinco letras:
?AM e FM.?
?Ahhh, entendi.?
Escrever e falar da maneira mais simples possivel não significa suavizar a materia ou deixar de mencionar conceitos potencialmente espinhosos. Use e abuse de exemplos e analogias. Divida a informação em blocos curtos, para que seja melhor assimilada.
5 -Ponha emoção
Certo, você tem PhD naquela area, pesquisou o assunto por meses a fio, foi convidado para dar aulas em faculdades europeias. Mesmo assim, seus alunos podem não prestar atenção em você. Segundo estudos, o impacto de uma aula e feito de:
- 55% estimulos visuais - como você se parece, anda e gesticula;
- 38% estimulos vocais - como você fala, sua entonação e timbre;
- e apenas 7% de conteudo verbal - o assunto sobre o qual você fala.
Apoiar-se somente na materia e uma forma garantida de falar para a parede, ja que grande parte dos alunos estara prestando atenção em outra coisa. Treine seus gestos, conte historias, movimente-se com naturalidade. Passe sua mensagem de forma interessante.
Para o bem e para o mal, voce da aula para a geração videoclipe. Pessoas que foram criadas em frente aos mais criativos comerciais, onde videogames mostram realidades fantasticas. Entretanto, a tecnologia deve ser encarada como aliada, e não inimiga - apresentações multimidia, aparelhos de som, videocassetes - tudo isso pode ser usado como apoio a sua aula.
Sempre uma boa dica | Jogos Online | Indisciplina na sala | O QUE É PORTFÓLIO? | AtividadeS VARIADAS | Ativ. pronta | Entre em contato | Livro de Visitas
© 2007 - 2024 EEV Sites Todos os direitos reservados - Política de Privacidade