Desvendamos Mistérios


Qual o significado de Ku-Klux-Klan, nome da sociedade secreta racista norte-americana fundada em 1966?



A expressão vem da palavra grega kuklos, cujo significado é círculo. Klan foi adicionado depois e consiste em uma adaptação de clan, que em inglês quer dizer raça, clã.

Quando e por que foi instituída a jornada diária de trabalho remunerada?



Até o início do século XX, os empregadores eram os únicos a ditar regras nas relações de trabalho. O crescimento das atividades produtivas, contudo, convergia para uma legislação que impusesse limites à exploração dos empregados. No ano de 1932, no governo de Getúlio Vargas, um decreto estabeleceu a jornada diária remunerada de oito horas.

Quando foi construído o primeiro edifício da história?



Não se conhece a data exata do primeiro edifício da história, mas, desde as primeiras civilizações, há registros de grandes palácios, templos e construções. Sabe-se que os sumérios, que dominaram o sul da Mesopotâmia de 3.500 a 1.600 a.C., chegaram a ter cidades com mais de 30 mil habitantes, nas quais havia prédios repletos de colunas e terraços. Por causa da escassez de pedras, eles usaram uma argamassa de junco e barro, além de tijolos de barro secos ao sol. O maior dos prédios deste período, o Zigurate de Ur, tinha um pavimento superior com mais de 30 metros de altura. A civilização Minóica, que ocupou Creta por volta de 2.000 a.C., deixou vestígios de enormes palácios e edificações construídas antes de 1.750 a.C., quando uma grande catástrofe natural soterrou-as.

O que aconteceu com os parentes de Adolf Hitler após a Segunda Guerra Mundial?



Não se sabe ao certo o destino de todos os parentes de Hitler. Ele teve dois irmãos, Edmund e Paula, e dois meio-irmãos, Alois e Ângela. Alois teve um filho em Liverpool, na Inglaterra, ainda no início do século XX. Este sobrinho, William Patrick Hitler, foi ele mudou seu sobrenome primeiramente para Hiller e, mais tarde, alterou-o novamente ao se casar com uma alemã. William já morreu e três de seus filhos estão hoje vivos e moram em Nova York. Outros sobrinhos-netos de Hitler vivem discretamente na cidade de Linz.

Como os faraós eram embalsamados?



Em primeiro lugar, cérebro, intestinos e outros órgãos vitais eram retirados. Nessas cavidades, colocavam-se resinas aromáticas e perfumes. Depois, os cortes eram fechados. Mergulhava-se, então, o cadáver num tanque com nitrato de potássio (salitre) para que a umidade do corpo fosse absorvida. Ele permanecia ali por setenta dias. Após esse período, o corpo era lavado e enrolado numa bandagem de algodão, com centenas de metros, embebida em betume, uma substância pastosa. Só aí o morto ia para a tumba. Esse processo conservava o cadáver praticamente intacto por séculos. A múmia do faraó Ramsés II, que reinou no Egito entre 1304 e 1237 a.C., foi encontrada em 1881 apenas com a pele ressecada. Os cabelos e os dentes continuavam perfeitos. Em 2006, arqueólogos da Universidade de Mêmfis encontraram 5 múmias intactas em uma tumba no Vale dos Reis, no Egito. Ela ficava a 5 metros do túmulo do faraó Tutankamon, descoberta em 1922.

Como foi a relação dos índios com a gripe?



"Desastrosa!", exclama Marina Lopes de Lima Villas Boas, esposa de Orlando Villas Boas e enfermeira, que trabalhou 20 anos no Parque Nacional do Xingu. Segundo ela, no início da colonização as crises de gripe provocaram muitas mortes entre os índios. Eles não tinham anticorpos contra os vírus recém-chegados da Europa. "No século XX, ainda, houve surtos bastante fortes, principalmente nos anos 20 e na década de 40", explica Marina.

O que é a Legião Estrangeira?



É uma força especial ligada ao Estado Francês que atua em guerras, missões de paz e na gestão de conflitos. A LE foi criada em 1831 para ajudar na conquista da Argélia, mas ao longo da história fez inúmeras intervenções, combatendo na Rússia, Noruega, Camarões, Zaire, Síria, Líbia, Afeganistão e nas duas grandes guerras. Os legionários são voluntários de todo o mundo que ficaram conhecidos como “cap brancos”, uma referência à cor de seus chapéus. No início, era formada por prisioneiros, condenados e renegados pela sociedade que, sem grande opção de escolha, eram enviados para os conflitos.

Por que o número 7 é tão presente no cotidiano das pessoas?



Desde a Antigüidade, a partir da observação da natureza, muitos significados foram atribuídos aos números. De acordo com o que viam, os estudiosos relacionavam os números a eventos, datas e conceitos religiosos. O número sete era considerado sagrado, já que supostamente representava a quantidade de planetas presentes no céu. Os pitagóricos, por exemplo, consideravam-no a imagem e modelo da ordem divina e harmonia. Por conta disso, foram incontáveis as concepções sociais e religiosas que se formaram diante dele: são sete os dias da semana, os pecados capitais e as notas musicais, entre outros.

Por que os israelitas também são chamados de judeus e hebreus?



O rabino Busquila, da Congregação Israelita Paulista, explica que, entre os três termos, o primeiro termo a ser utilizado foi hebreu. "Era este o nome dado aos membros da família de Abrão, um patriarca que se estabeleceu em Canaã, na época em que ainda não existiam judeus", afirma. Segundo ele, um dos netos deste patriarca se chamava Israel e, por conseguinte, seus descendentes foram chamados de israelitas. Um dia, estes homens se instalaram em Canaã e criaram uma monarquia. Nascia então o Reino da Judéia, e o povo local foi denominado judeu. Hoje, israelita e hebreu são considerados sinônimos. Já judeu é utilizado para designar somente aqueles que seguem a religião judaica.

Por que os pilotos camicazes usavam capacete?



Em aviões, os capacetes nunca foram utilizados para proteger os pilotos em casos de acidentes. No início da história da aviação, eles serviam para manter aquecida a cabeça dos pilotos, que voavam em cabines abertas. Mais tarde, já em cabines fechadas, eles tinham a finalidade de acomodar fones de ouvido e microfones, permitindo a comunicação dos pilotos com a base por meio de rádio. Para os camicazes, os capacetes funcionavam como o canal os dirigia até seus alvos.

Por que quando estamos em pé, mas com o tronco do corpo tombado, as pessoas dizem "foi assim que Napoleão perdeu a guerra"?



Porque quando o exército de Napoleão estava voltando da Rússia, os soldados estavam tão exaustos e havia tanto gelo que eles mal conseguiam andar. Fatigados, eles acabavam tombando na neve, com as pernas e o tronco formando um ângulo de 90 graus.

Qual é a maior família do Brasil?



De acordo com Arthur Nogueira Campos, da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia, nenhuma instituição registrou o número de pessoas das famílias brasileiras. "Nem o IBGE conseguiria usar suas pesquisas para descobrir quais são as maiores famílias do país", explica o estudioso, "os sobrenomes, por si só, não indicam as famílias". Segundo ele, era freqüente acontecerem mudanças nos sobrenomes de uma geração para outra, o que dificultava a identificação de parentesco. "Famílias de até mil pessoas vivas são muito comuns hoje", afirma.


Qual é o colégio mais antigo do Brasil?



O colégio mais antigo do Brasil, que ainda está em atividade, é o Colégio Pedro II. "Ele foi fundado em 1837, no Rio de Janeiro", afirma o jornalista e poeta Luiz de Aquino. O segundo mais antigo, fundado em 1846, é o Liceu de Goiás, hoje conhecido como Liceu de Goiânia. Coincidentemente, Luiz de Aquino estudou nos dois colégios. Ele fez o ginasial no Pedro II e o colegial no Liceu.


Qual era a capacidade de transporte dos navios negreiros?



Normalmente, os navios negreiros transportavam de 300 a 600 escravos. Os negros eram trancafiados no porão dos navios, todos amontoados, e sofriam muito com as péssimas condições de higiene e alimentação. Em O Homem e a Terra no Brasil, de Edgar Rodrigues, consta que a situação era tão precária que, nas duas ou três semanas necessárias para a travessia, morriam de 50 a 70% dos escravos.

Qual era a diferença entre piratas e corsários?



Os piratas atacavam por conta própria, ao contrário dos corsários, que atuavam em nome de um rei. Atacavam navios de países inimigos, usando a bandeira de seu país, e dividiam o saque com o rei, que ficava com a maior parte. Essa não era a regra geral, já que a maioria dos piratas era independente.

Qual foi a primeira prisão do mundo?



Na verdade, pessoas acusadas de crimes já iam para a prisão desde os tempos bíblicos, mas ainda não existia um sistema penitenciário, nem um período para a pena de reclusão, como conhecemos hoje. Na Antiguidade, muitas vezes a punição seguia a Lei do Talião, do "Olho por olho, dente por dente", criada durante o reinado de Hamurabi, na Mesopotâmia, entre 2067 a.C. e 2025 a.C.. Quem matava alguém era morto, quem desmoralizasse outra pessoa era desmoralizado e assim por diante. "Durante a Idade Média, os criminosos recebiam castigos corporais ou ficavam trancados em calabouços para o resto da vida", conta Antônio Luís Chaves Camargo, professor de Direito Penal da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, "A humanização das penas veio somente com a Revolução Francesa, em 1789". De acordo com Camargo, o encarceramento nos moldes usados ainda hoje tem origem no Direito Canônico, ou seja, está relacionada à penitência para se redimir dos pecados, como os monges que se isolam para meditarem e se arrependerem de suas más ações. "Pode-se dizer que primeira prisão a realmente seguir um sistema penitenciário, com penas pré-estabelecidas, foi a House of Correction, afirma. A "Casa de Correção" foi construída em Londres, na Inglaterra, em 1552.


Qual o primeiro registro de serial killer brasileiro?



O primeiro serial killer documentado no Brasil é José Augusto do Amaral, mais conhecido como "Preto Amaral", cuja história é contada no livro Serial Killers Made in Brazil,de Ilana Casoy. Nascido em 1871, em Minas Gerais, Amaral morou em vários estados brasileiros e na Argentina, Bolívia e Uruguai, até chegar em São Paulo, onde matou três meninos entre dezembro de 1926 e janeiro de 1927. Na verdade, ele tentou atacar comprovadamente outros dois garotos, e mais quatro crianças desapareceram na mesma época. O "Monstro Negro", como também era chamado, prometia dinheiro aos meninos por algum trabalho e levava-os para algum local ermo, onde estrangulava as vítimas até a morte e depois as estuprava. Ao confessar os crimes, Amaral agiu naturalmente, sem demonstrar qualquer tipo de emoção. Ele morreu na Cadeia Pública de tuberculose pulmonar no dia 2 de julho de 1927, aos 55 anos, e nunca chegou a ser julgado.



Qual é a origem da expressão popular "uai", dita pelos mineiros?



A expressão surgiu durante o movimento de Inconfidência Mineira, ocorrido em Minas Gerais em 1789. Por ser um dos primeiros movimentos a favor da independência do Brasil da Coroa Portuguesa, os participantes da Inconfidência precisavam se comunicar através de senhas e códigos secretos. Como as reuniões eram feitas em porões e esconderijos, uma das técnicas usadas era bater na porta três vezes e responder à pergunta "Quem é?" com a expressão "UAI" - sigla para "união, Amor e Independência". Apesar do fracasso dos inconfidentes, a palavra acabou entrando para o vocabulário dos habitantes de Minas Gerais.


Quantos humanos já morreram no mundo?



Muitos historiadores trabalharam a fim de calcular quantos Homo sapiens já passaram pelo planeta. Baseando-se no período de seu aparecimento na Terra - de 50.000 a 100.000 anos atrás - e na quantidade de homens que habitaram diferentes regiões durante toda a História, os estudiosos chegaram a números que variam de 34 a 105 bilhões de habitantes. A imprecisão se deve à escassez ou total ausência de registros e documentos em alguns períodos. Atualmente, vivem no planeta cerca de 6 bilhões de pessoas.

Em que semana foi realizada a Semana de Arte Moderna de 1922?



A Semana de Arte Moderna de 1922 aconteceu em apenas três dias: 13, 15 e 17 de fevereiro. O primeiro deles tratou de pintura e escultura, o segundo foi dedicado à literatura e à poesia e o terceiro dia ficou para a música. O evento, realizado no Teatro Municipal de São Paulo, foi o grande marco do Modernismo no Brasil.

O corpo de Cleópatra foi enterrado em alguma pirâmide do Egito?



Cleópatra não foi levada às pirâmides porque ela viveu muito depois do período em que os monumentos foram erguidos. As pirâmides foram construídas entre 2.650 a.C. e 1.700 a.C. enquanto Cleópatra viveu no século I a.C. Conforme seu pedido, a rainha do Egito, que se suicidou depois da nação ter sido tomada pelos romanos, foi enterrada ao lado de Marco Antônio, no Mausoléu Real em Sema, em Alexandria.

O que é Wall Street?



É o nome da rua onde está localizado o mercado financeiro em Nova York. Em 1635 construíram um muro na parte sul de Manhattan para proteger a cidade dos índios. O muro foi destruído e a rua construída em seu lugar ganhou o nome de Wall Street (Rua do Muro). Depois de 50 anos, foi tomada por comerciantes e bancos de investimento e logo tornou-se o centro financeiro dos Estados Unidos.

O que foi a tarifa Alves Branco?



Em 1844, visando solucionar o grande déficit financeiro por que estava passando, o Governo imperial decretou uma nova política com relação às tarifas alfandegárias. De acordo com ela, os cerca de três mil artigos importados passariam a pagar taxas que variavam de 20 a 60%. A maioria foi taxada em 30%, ficando as tarifas mais altas para as mercadorias estrangeiras que já poderiam ser produzidas no Brasil. Embora o objetivo da Tarifa Alves Branco fosse apenas gerar mais recursos para o Governo, a medida acabou por favorecer o crescimento de novas atividades econômicas nacionais. Proposta e elaborada pelo então Ministro da Fazenda Manuel Alves Branco, ela ficou conhecida como Tarifa Alves Branco.

O que foi o "bloody sunday"?



"Blood Sunday" ou "Domingo Sangrento" aconteceu no dia 30 de janeiro de 1972, quando católicos da Irlanda do Norte foram às ruas pacificamente. Eles protestavam contra as leis discriminatórias impostas pela maioria protestante. As tropas britânicas atiraram contra os manifestantes, matando 13 pessoas. Outro católico morreu dias depois em virtude dos ferimentos. Até hoje a minoria católica da Irlanda do Norte briga pela anexação do território à Irlanda, de maioria católica. Já os protestantes querem que o país continue sendo subordinado ao Reino Unido, de maioria protestante. O "domingo sangrento" desencadeou uma escalada de violência e atos terroristas. O evento foi lembrado pela banda irlandesa U2 na música "Sunday Bloody Sunday", gravada em 1983.




O que foi o caso Watergate?



Em 17 de junho de 1972, a polícia prendeu cinco invasores no edifício comercial Watergate, em Washington (EUA), graças a denúncia de um vigia. O grupo foi pego fotografando documentos e checando aparelhos de escutas implantados no escritório central do Partido Democrata, sediado no local. Depois se descobriu que eles mantinham há algum tempo um posto de espionagem em um prédio do outro lado da rua. A princípio, o caso não teve grande repercussão. Mas uma investigação empreendida pelos repórteres Bob Woodward e Carl Bernstein do jornal Washington Post descobriu uma caderneta abandonada pelos espiões que continha o nome de um assessor do governo americano e a inscrição W. House (Casa Branca). Esta foi a primeira de uma série de outras provas que acabaram revelando a ligação do então presidente republicano Richard Nixon com o esquema. Na política norte-americana, os partidos Republicano e Democrata são opositores. Além disso, o caso ocorreu cinco meses antes da votação que elegeu Nixon para seu 2º mandato. O escândalo levou à renúncia de Nixon, assinada em 8 de agosto de 1974. Um informante misterioso, conhecido como "Garganta Profunda", contribuiu para a investigação feita pelos repórteres do Post. Em 31 de maio de 2005, veio à tona a identidade da fonte: era o ex-agente do FBI W. Mark Felt.

O que significam as estrelas estampadas na bandeira brasileira?



As 27 estrelas estampadas na bandeira do Brasil correspondem ao número total de Estados brasileiros e também o Distrito Federal. O desenho celeste estampado na nossa bandeira representa o céu do Rio de Janeiro, às 20 horas e 30 minutos, no dia 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República. A estrela que está acima da faixa branca representa o Estado do Pará. O nome dela é Spica, a estrela alfa - a mais brilhante - da constelação de Virgem.


Os povos asiáticos atravessaram que continente ou oceano?



De acordo com as teorias mais antigas sobre migração, os povos asiáticos chegaram à América pelo estreito de Behring, durante as últimas glaciações, há cerca de 20 mil anos. O gelo, ao cobrir o mar, teria criado uma ponte entre o extremo oeste da América do Norte e leste da Ásia. Perseguindo suas caças, os imigrantes teriam atravessado tal ponte, chegando assim ao continente americano. Recentemente, alguns arqueólogos encontraram vestígios que indicam a presença desses povos na América há cerca de 50 mil anos. Nesse caso, eles supõem que a travessia do continente tenha acontecido por mar. Mas isso, por enquanto, são apenas especulações

POR QUE OS VIDROS EMBAÇAM? Se é um dia de chuva e fechamos todos os vidros do carro, notamos que, depois de algum tempo, os vidros começam a embaçar pelo lado de dentro, dificultando a visibilidade do motorista e dos demais passageiros. Isso acontece porque, com os vidros fechados, o ar não consegue circular, ou seja, acabamos inspirando e expirando o mesmo ar sempre. Como quando expiramos, isto é, colocamos o ar para fora dos pulmões, também sai junto com o ar quente vapor de água, esse vapor se condensa e acaba se acumulando nos vidros do carro, embaçando o vidro. Você pode fazer essa experiência inspirando bem próximo a um espelho, que é um tipo especial de vidro. Você perceberá um embaçamento rápido, que desaparece logo em seguida. Isso ocorre porque o espelho está em contato com o ar em um ambiente aberto. O vapor quante de água que fica sobre o espelho logo se evapora e o embaçamento sai.
POR QUE A CORCOVA DO CAMELO DIMINUI SE ELE FICA MUITO TEMPO SEM COMER? O camelo consegue atravessar um deserto sem beber água. É na corcunda que o camelo armazena gordura, a energia para agüentar as altas temperaturas do deserto e as longas viagens. A corcova (ou corcunda) chega a pesar 36 kg (quilos), mas diminui à medida que a gordura vai sendo consumida. Ele pode ficar até oito dias sem beber água. Mas, quando a encontra, consegue beber quase cem litros em apenas dez minutos. Seria o equivalente a beber 50 garrafas de refrigerante no mesmo tempo. O camelo tem uma boca muito grossa por dentro, podendo comer cactos (a vegetação natural do deserto). Aliás, em situação de necessidade, come coisas que não são comuns ao seu hábito alimentar. Existem duas espécies de camelo: o dromedário, com uma corcova, e o camelo, com duas. Quando as tempestades de areia ocorrem, músculos especiais no nariz do camelo impedem que a areia entre, mas não o impedem de respirar. Nome Popular:Camelo ou Dromedário Nome Científico: Camelus bactrianus, Camelus dromedarius Reino: Animal Filo: Chordata Classe: Mammalia (Mamíferos) Ordem: Artiodactyla/Artiodáctilos Espero ter ajudado!
POR QUE OS GASES NOBRES TÊM ESSE NOME? Esses gases são assim chamados porque não reagem com outras substâncias. São eles: argônio (Ar), hélio (He), criptônio (Kr), neônio (Ne),xenônio(Xe) e radônio (Rn). São também chamados de gases raros porque em sua maioria são encontrados em proporções muito pequenas no ar atmosférico. O termo vem do fato deles não se combinarem com os demais elementos. Já foram chamados de “gases inertes”, mas a denominação não é correta porque a ciência já provou que alguns deles podem participar de reações químicas. O argônio é empregado em lâmpadas de incandescência para evitar que o filamento se aqueça e queime. O hélio, por ser um gás leve e não inflamável, é utilizado para encher balões. O neônio e o criptônio são utilizados em anúncios luminosos. O xenônio é empregado nos flashes eletrônicos para produzir a luminosidade necessária para fotografias. O radônio já foi muito utilizado em Medicina para a exterminação de certos tipos de tumores. O novo elemento Um novo elemento com nome provisório de Ununóctio (Uuo) vem criando algumas confusões.Será ele um novo gás nobre? Ele tem o número atômico 118 e fica no grupo 18 da tabela periódica, ao lado dos gases nobres. Este lugar indica que provavelmente suas características químicas serão bem similares às do radônio.
É POSSÍVEL VIAJAR PARA O FUTURO? Há algum tempo, os jornais noticiaram que uma pessoa já tinha conseguido viajar para o futuro. Foi um viagem curta, de apenas 0,02 segundos, e isso só foi possível por conta de alguns fatores especiais. Mas será que tanto o futuro quanto o passado estão ja definidos? Este efeito está relacionado com a relatividade, é conhecido como dilatação do tempo e ocorre sempre que dois observadores se movimentam um em relação ao outro. No dia-a-dia não observamos grandes variações, porque o efeito só é perceptível quando o movimento ocorre em velocidades próximas à da luz. Nas velocidades dos aviões comerciais, a dilatação do tempo, numa viagem normal, corresponde a alguns poucos nanossegundos, o que não é suficiente para inspirar romances de ficção científica. De qualquer maneira, os relógios atômicos têm precisão suficiente para registrar a mudança e confirmam que o movimento realmente afeta o tempo. Assim, a viagem ao futuro é um fato comprovado, embora ainda não em grandes proporções. O russo Sergei Avdeyev é o recordista neste quesito, já que viajou 0,02 segundo para o futuro por conta de outra façanha: permaneceu na órbita terrestre por 748 dias, divididos em três etapas de trabalho na estação espacial Mir, entre os anos de 1992 e 1998. Nestes períodos na estação espacial, a viagem ao futuro foi conseguida através das altíssimas velocidades atingidas pela Mir, que giravam em torno dos 27.000 km/h. O deslocamento nesta velocidade fez o tempo passar mais devagar para o russo, e quando Avdeyev retornou à Terra, o planeta se encontrava 0,02 segundo à frente dele no tempo.
COMO FUNCIONA O BAFÔMETRO? No Brasil, temos o costume de dar nomes que tentem popularizar algo, neste caso o “bafômetro” não fugiu à regra! Em inglês, o bafômetro é conhecido como "breath alcohol analyzer" – ANALISADOR DE ÁLCOOL NO HÁLITO, ou seja, não é um equipamento para “MEDIR BAFO” e, sim um equipamento que se utiliza de um processo químico tabelado que por comparação acaba calculando a concentração de álcool no sangue de uma pessoa em função do ar que é exalado pelos pulmões. Mas para entendermos o que acontece devemos saber algumas informações! Em primeiro lugar, o ÁLCOOL analisado é o ETANOL (C2H5OH) que é proveniente de bebidas alcoólicas que são vendidas em bares e outros estabelecimentos comerciais para depois serem ingeridas. Mas de onde vem esta comparação? Quando uma pessoa ingere álcool, após alguns instantes este álcool acaba indo para a corrente sanguínea em função do nosso processo digestivo sendo absorvido pelo intestino delgado, enviado para a corrente sanguínea para só depois ser metabolizado (“filtrado”) pelo fígado. Deste ponto em diante começa o método de análise e, é neste intervalo, antes de ser processado pelo fígado que podemos “ver” e analisar a concentração de álcool no sangue! Após já existir o etanol na corrente sanguínea, ocorre um equilíbrio químico, onde o ar contido nos pulmões acaba se SATURANDO (excesso) com o etanol presente no sangue, através de outro processo químico chamado de difusão gasosa dos gases, que tem como finalidade transportar os gases metabolizados no nosso corpo. Agora aparece o “bafômetro”! Este equipamento é muito utilizado hoje em dia para verificar EXCESSOS cometidos por motoristas e até mesmo criminosos em outras situações. Os equipamentos podem ser baseados em medidas de condutividade elétrica usando materiais condutores que são influenciados pelas substâncias químicas do ambiente que se aderem à sua superfície (como óxido de estanho (SnO2), depositados sobre um substrato isolante ) ou por medidas espectrofotométricas na região do infravermelho, ou por reações de óxido-redução. A escolha de um ou mais equipamentos para determinada análise esta apenas dependente da rapidez e/ou necessidade de precisão da análise. Em casos como o de análise imediata, são usados “Bafômetros” portáteis e descartáveis para que exista rapidez e maior capacidade de análise de amostras. Um método que podemos exemplificar é o de óxido-redução! Vejamos os passos que devem ser seguidos por um motorista que esta sendo investigado: 1- O motorista deve assoprar com força no canudinho, fazendo com que por arraste conduza o ar de seus pulmões para um analisador contendo uma solução ácida de dicromato de potássio; 2-O álcool presente no "bafo", é convertido em ácido acético conforme mostra a reação abaixo: 3CH3CH2OH + 2K2Cr2O7 + 8H2SO4 --> 3CH3COOH + 2Cr2(SO4)3 + 2K2SO4 + 11H2O Nesta reação o etanol é convertido a ácido acético e o cromo, na forma de íon dicromato (amarelo alaranjado) é transformado em Cr+3 (coloração verde). Quanto maior a concentração de álcool, mais intensa é a coloração esverdeada obtida. Segundo a lei n.º 11.705, de 19 de junho de 2008), que alterou diversos dispositivos do Código Brasileiro de Trânsito (lei n.º 9.503/97), o artigo 306 diz que "Conduzir veículo automotor, na via pública, estando com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a 6 (seis) decigramas, ou sob a influência de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência". No entanto estará passível de multa de R$ 955,00 e suspensão de habilitação, se o resultado estiver acima de 0,1 mg de etanol por litro de ar expelido. E Se for flagrada com uma dosagem superior a 0,3 mg de álcool por litro de ar expelido no bafômetro, o motorista irá responder criminalmente por este ato irresponsável, tendo uma pena que pode variar de seis meses a três anos de prisão.
POR QUE OS GINASTAS USAM PÓ NAS MÃOS? Ao ver a nossa equipe feminina de ginástica olímpica conquistar uma marca histórica, logo pensamos que foi preciso muita garra para não deixar escorregar das mãos a oportunidade de apresentar a evolução do Brasil neste esporte. E não deixaram escorregar mesmo! Não apenas em função da técnica, mas também com a ajuda do Pó de Magnésio! Sim, isso mesmo! Sem o uso daquele pó branco que passam nas mãos não só as brasileiras, mas todas as outras ginastas poderiam ESCORREGAR! Mas o que acontece? Começou o exercício, então é necessário mais energia, a respiração aumenta para se obter uma maior quantidade de oxigênio que irá gerar mais energia, com isso, tudo começa a mudar. Durante o exercício físico, a temperatura do corpo aumenta devido ao gasto maior de energia por parte do organismo, em conseqüência disso, temos um aumento da temperatura e acabamos transpirando mais, pois o suor é uma tentativa do corpo de diminuir a temperatura...ele esta se PROTEGENDO! Com o aparecimento do SUOR, acaba ocorrendo um menor atrito com as superfícies no caso as traves etc. O atrito ocorre quando duas superfícies entram em contato, superfícies lisas acabam escorregando entre si, já superfícies mais rugosas acabam tendo mais resistência durante o movimento entre elas. Daí o problema, não podemos parar de SUAR, mas podemos tentar minimizar o problema que ele causa (o suor)! Para isso usamos o Pó de Magnésio! Na verdade este é PÓ tem o nome químico de CARBONATO DE MAGNÉSIO (MgCO3), que é um sal de origem natural no mineral conhecido como MAGNESITA. A sua ação química se dá neste caso na sua capacidade de ANTIUMECTAR, ou seja, ele possui a capacidade de evitar absorção da umidade fazendo com que se tornem uma BARREIRA SECA ENTRE A MÃO SUADA E A SUPERFICIE no caso das ginastas. Com isso haverá mais atrito sem os riscos de queda e escorregamento. Como curiosidade em função da sua não toxidade, alguns antiumectantes como o próprio Carbonato de Magnésio são utilizados em alimentos para que estes não absorvam a umidade do meio ambiente. É o caso do macarrão, vá até a sua cozinha e veja se na embalagem contém a descrição: ANTIUMECTANTES e seus símbolos são: Carbonato de cálcio=AU.I Carbonato de magnésio=AU.II Pronto, você agora sabe que o pó de magnésio, se estiver em condições próprias, é usado até na nossa comida!
POR QUE O REFRIGERANTE ESPUMA QUANDO ESTÁ QUENTE? Por enquanto ainda estamos em uma época sem muito calor, mas quando chegar o verão... Quem nunca passou pela situação de pedir na lanchonete um refrigerante ou água gaseificada? E quem após ver a garrafinha aparentemente gelada acaba ficando triste quando aparece o barulho “Shiiiiiiiiiiiiiiiiii...”. Logo pensamos: “pronto, está QUENTE!” Quente? Mas como podemos saber só pelo barulho? Nem chegamos a provar! Vamos compreender então este mistério! Para isso devemos voltar um pouco no tempo e ver como são fabricadas estas bebidas gaseificadas! A criação do refrigerante se deu aproximadamente no ano de 1676 em Paris, numa pequena empresa que sem saber o que estava fazendo acabou misturando água, sumo de limão e açúcar, para ver no que iria dar... Surgem então décadas de história e milhares de produtos diferentes até chegarmos ao século XX e XXI. No Brasil, a primeira fábrica começou a produzir em definitivo no ano de 1941, na cidade de Recife/PE. Mas voltemos até a produção! Inúmeros produtos Apesar de existirem diferentes sabores, cores e odores, existe um ingrediente que não muda, podendo sim se apresentar em maior ou menor quantidade, mas sempre vai estar lá...o gás carbônico! Sim, ele mesmo! Nós respiramos Oxigênio e liberamos Gás Carbônico para depois no calor ingerirmos novamente! Estranho não é mesmo? Coisas do mundo moderno! O gás carbônico se encontra dissolvido no refrigerante na forma: CO2 + H2O--> H2CO3--> H+ + HCO3¨ Para este processo os químicos damos um nome específico: carbonatação. Ela ocorre quando o gás carbônico (dióxido de carbono) é adicionado a uma solução aquosa (água) que até o momento no nosso caso chamaremos de XAROPE para só depois da inclusão do Gás que poderemos chamar de refrigerante. O dióxido de carbono reage quimicamente com as moléculas de água formando ácido carbônico. Esta quantidade de dióxido de carbono dissolvido pode atingir as 8 gramas/litro dependendo do produto que está sendo fabricado. Só que esse ácido carbônico é muito instável. Ele é gás, e sendo assim quer sair do líquido de qualquer jeito, por isso existe um outro truque! Na fabricação do refrigerante, na hora da sua produção ele está gelado! Faz-se a carbonatação e fecha-se rapidamente(colocando-se tampa ou lacre). Então o refrigerante é fabricado gelado, compramos quente e gelamos novamente, tudo isso para ingerirmos o Gás Carbônico que havíamos “jogado fora” durante a respiração! Após o lacre, a pressão dentro da garrafa é maior que a de fora, fazendo com que aquele espaço vazio dentro da garrafa acabe ficando preenchido pelo gás carbônico que está louquinho para sair! Quando você abre a garrafa, a pressão diminui e o ácido carbônico acaba se transformando de novo em gás carbônico e água. Como o gás demora um pouco para sair, porque existem moléculas de gás carbônico ligadas às moléculas do líquido, quando isso ocorrer, vai ficar tudo sem graça, teremos suco e não refrigerante não é mesmo? Agora que você já sabe o segredo da espuma e do barulhinho, já pode dizer ao garçom: “Não teria um mais gelado?”
PARA QUE SERVE O RABO DO CACHORRO? O rabo tem a função social de espalhar ou esconder o cheiro que identifica o cão (exalado pelas glândulas próximas ao ânus ou peri-anais). Quando abana o rabo o cão pode, por exemplo, estar querendo se fazer notar por seu dono (líder de sua matilha), neste caso os movimentos são laterais e exagerados. Pode também desejar se impor frente a um oponente, aí os movimentos são curtos e nervosos e a cauda encontra-se erguida como um mastro de uma bandeira. Todo o movimento de cauda tem seu significado e define o quanto o cão quer se fazer notar. E por que os cães possuem rabo? Apenas a evolução das espécies pode explicar porque o cachorro possui rabo, já que a forma sem rabo foi sendo eliminada ao longo do tempo. Todas as espécies sofreram mudanças causadas pela seleção natural, ou seja, as formas mais vantajosas foram selecionadas.
POR QUE ALGUMAS PESSOAS ESPIRRAM AO OLHAR PARA O SOL? Para começar a desvendar este mistério, vamos entender o espirro. Na maior parte das vezes, o espirro é um mecanismo de defesa do organismo, e busca eliminar algo das vias aéreas. Entretanto, nem todos eles servem para expulsar do nariz a poeira que inspiramos, por exemplo. Podemos classificar alguns deles como espirros fóticos, causados pela exposição a luzes intensas e brilhantes como as solares. Ainda não há consenso entre os cientistas sobre o porquê do espirro acontecer, mas sabe-se que ele é causado por uma reação chamada "reflexo cruzado". Qualquer luz forte a provoca! No cérebro, existem 12 pares de nervos que levam mensagens motoras e sensoriais para o sistema nervoso. As mensagens do nervo que cuida da visão passam por vias muito próximas às enviadas pelo nervo olfatório e pelo trigêmeo, que comanda a concentração dos nervos da mucosa nasal. No meio desta "confusão" toda, o espirro, então, é inevitável!
DE QUE É FEITA A TEIA DE ARANHA? Para começar, vamos entender que a teia é como chamamos o conjunto de fios de seda produzidos pela aranha para sua sobrevivência. Ela é composta de minúsculos fios de seda, produzidos por glândulas que estão no abdômem da aranha, denominadas fiandeiras. Estas glândulas (há 7 tipos, nunca presentes na mesma aranha) produzem tipos variados de fio de seda, cada um com propósitos diferentes: para encapsular presas (oriundos das glândulas aciniformes); para construir os casulos (glândulas tubuliformes), para formar a estrutura da teia (glândulas ampoladas) etc. A seda produzida pelas aranhas é formada por um tipo de proteína que sai do abdômem e cuja resistência chama atenção: ela é aproximadamente 5 vezes mais forte que o aço e duas vezes mais resistente que o Kevlar. Outra capacidade curiosa é sua incrível extensão: os fios podem ser esticados em até 30% de seu comprimento sem se quebrar. Existem quatro tipos básicos de teia: para refúgio, para cópula, para muda (algumas aranhas trocam de esqueleto) e para captura. Este último tipo é o mais visto porque geralmente é feito em locais abertos, com circulação frequente de outros insetos. Esta pergunta foi respondida pelo professor Katia Regina de Oliveira Dias , da equipe de professores do serviço Professor Web.
UM PEIXE ELÉTRICO TOMA CHOQUE? No caso dos peixes, o choque é mais uma das belas “ferramentas” que a natureza dispõe aos que podem ser “caçados”, protegendo-os contra predadores. Mas será que o peixe elétrico também toma choque? Para pensar nesta resposta, devemos entender outras duas perguntas: Como a eletricidade pode ser conduzida? E o que são condutores de eletricidade? Bem, um condutor de eletricidade é aquele que não traz resistência à passagem dos elétrons. Os elétrons são na verdade partículas com cargas elétricas que se movimentam seguindo um fluxo, ou seja, existe um sentido neste caminho! Mas, para se movimentar, os elétrons precisam de alguém que “mostre” o caminho, daí aparece a noção de termos materiais que podem ser bons ou maus condutores de eletricidade! Os condutores, portanto, são aqueles que não irão trazer resistência para este fluxo de elétrons. São bons condutores: os metais (cobre, ferro, alumínio, níquel), a grafita etc. São maus condutores (isolantes): o papel, porcelana, borracha, vidro, e a madeira seca, entre outros. Daí vem a noção de choque elétrico, que na verdade é uma reação do organismo à passagem de elétrons. Para sentirmos um choque elétrico devemos ter então facilidade de ter este fluxo, ou seja, devemos ser bons condutores! Voltemos aos peixes elétricos agora! Existem inúmeros peixes elétricos, tanto em água doce como em água salgada! Lembrando que a condução elétrica ocorre em função da existência de uma concentração iônica, onde em águas muitos puras com baixa concentração iônica maior será a resistência à passagem da corrente elétrica à baixa condutividade, percebemos que independente da condutividade elétrica da água, a existência dos peixes elétricos não é afetada como poderíamos imaginar. Então a resposta seria mais fisiológica? Sim e não! Na verdade o peixe-elétrico libera uma descarga elétrica após armazenar esta energia dentro de algumas milhares de células especializadas chamada de ELETRÓCITOS, que funcionam na verdade como se fosse uma pilha, estando dispostos em série gerando e armazenando energia elétrica. Como a energia tem de “correr”, os elétrons precisam seguir um “caminho” e por isso o potássio e o sódio que estão dentro e fora desta célula acabam gerando uma diferença de potencial, criando um pólo negativo e positivo respectivamente, formando então uma corrente elétrica entre estes pólos, liberando este fluxo de energia pelas pontas, saindo do peixe,fluindo de dentro pra forsa do animal. A maior parte desta energia de alta voltagem é canalizada para o ambiente, não afetando o indivíduo, que possui adaptações especiais em seu corpo, ficando assim isolado de sua própria descarga. Eles existem no Brasil? No mundo inteiro existem inúmeras espécies de peixes elétricos, no Brasil o mais famoso é o PORAQUÊ nome popular do Electrophorus electricus encontardo no Amazonas. Neste peixe, cerca de 90% do seu corpo tem a presença dos Eletrócitos mencionados no inicio do texto. Para termos uma idéia do perigo, ele pode gerar uma descarga elétrica de entre 300-500 Volts, podendo causar a morte ou um desmaio dependendo da descarga.
POR QUE O PALITO DE FÓSFORO PEGA FOGO? Muita gente pensa que a pólvora está envolvida no processo... NÃO! Você já ouviu falar em alotropia? Essa é a capacidade de um elemento químico poder formar substâncias simples diferentes. Estes elementos podem ser Oxigênio (O), Enxofre (S), Carbono (C) ou Fósforo (P). E é isso que acontece com o fósforo branco e o fósforo vermelho, ambas formas alotrópicas do fósforo. São sólidos inflamáveis! O fósforo branco, também chamado de fósforo amarelo, é a forma mais reativa entre todas. Esta forma entra em combustão espontânea no contato com o ar, devendo ser armazenado sob água, na qual é insolúvel. A forma mais estável é o fósforo vermelho. O fósforo vermelho, ao contrario do fósforo branco, não sofre ignição espontânea com o ar. Na caixinha de fósforo, os ingredientes inflamáveis foram separados: parte na cabeça do palito (clorato de potássio, entre outras), parte do lado de fora da caixa, junto com o material abrasivo. Quando raspamos o palito de fósforo na superfície áspera de sua caixinha, isso faz com que ele acenda, pois este é o fósforo vermelho que rapidamente converte-se em fósforo branco. Um pouco de história Os palitos de fósforo começaram a se popularizar em 1826. Apesar de muito grandes em comparação aos atuais (8 cm), o maior inconveniente era o fato de incendiarem-se sozinhos dentro da embalagem. O problema foi solucionado apenas em 1855, quando os ingredientes inflamáveis foram separados em dois, como vimos o início do texto. Esta pergunta foi respondida pela professora Rita Sawaya, da equipe de professores do serviço Professor Web. Você tem mais algum mistério desse tipo? Mande sua pergunta para o Fale Conosco e confira aqui e no IG Educação se ela foi selecionada. As respostas são divulgadas todas as quintas-feiras.
QUAL A MAIOR PALAVRA DO MUNDO? Em Língua Portuguesa, a maior palavra que se tem notícia, é: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico Ela designa, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, o "estado de quem é acometido de uma doença rara provocada pela aspiração de cinzas vulcânicas". E você, sabe qual é a maior palavra do mundo? lopadotemamachoselachogaleokranio leipsanodrimhypotirmmatosilphiopa raomelitokatakechymenokichlepicos syphophattoperisteralektryonoptek ephalliokigklopeleiolagoiosiraiob aphetraganopterygon. Ela pertence à língua grega, tem 182 letras e batiza um tipo de comida. E ainda, a título de curiosidade, uma palavra bem grande, em galês (uma língua céltica), nome de uma aldeia no norte do País de Gales, no Reino Unido, talvez seja a denominação de um lugar com maior número de letras que exista: Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch São 58 letras seguidas, sem hífen! Impressionante, não? Haja letras!!!